Educação digital é primordial para fortalecer a inovação em saúde

Artigo Educação digital é primordial para fortalecer a inovação em saúde
Data:

09/11/2021

No primeiro dia de Global Summit Telemedicine & Digital Health 2021,  a importância de se preparar  talentos para o mercado de saúde hightech tem destaque 

As barreiras que atrasam a formação de talentos para a saúde digital também estiveram em pauta na edição 2021 da Global Summit Telemedicine & Digital Health. O presidente da Academia Nacional de Medicina, Rubens Belford Júnior, abordou o tema e detalhou a urgência crescente de se desenvolver as habilidades e competências das atuais gerações de profissionais de saúde para estarem aptas ao uso de ferramentas de inteligência artificial (IA) e atuação de alta performance, explorando integralmente as soluções inovadoras para potencializar os cuidados com a saúde.

Durante o evento, o especialista destacou ainda como o ambiente favorável à criação e implantação de ideias transformadoras são pertinentes para a medicina brasileira e abordou as vantagens dos modelos disruptivos nas práticas de saúde para a promoção do diagnóstico assertivo e eficiência nos bastidores do atendimento, garantindo que pacientes recebam serviços de excelência e assistência integral.

Outro fator destacado é a dificuldade de introduzir saúde digital no Brasil. Segundo o especialista, houve muitos avanços no setor, mas a evolução das tecnologias emergentes – que requer profissionais de saúde mais hightechs e com habilidades para utilizar a seu favor todos os recursos e as potencialidades dos aparatos tecnológicos – não encontra investimentos para manter o ritmo exigido. “Saúde digital é uma realidade. Hoje, os algoritmos ajudam a marcar consultas e até mesmo identificar procedimentos de forma assertiva, mas é preciso ter talentos para adotar e utilizar as soluções artificialmente inteligentes. Por isso, é fundamental, que saúde digital esteja inserida no contexto da educação digital para suprir as necessidades com conhecimento”, destacou.

Newsletter

Inscreva-se e acompanhe as novidades sobre o Global Summit Telemedicine & Digital Health e APM - Associação Paulista de Medicina.