Empresas apontam o Global Summit como termômetro para aprimorar os rumos do cuidado digital da saúde

Artigo Empresas apontam o Global Summit como termômetro para aprimorar os rumos do cuidado digital da saúde
Data:

17/12/2021

Marcas destacam que evento é oportunidade de negócios, de aprender e construir uma visão conjunta do futuro desse ecossistema

O Global Summit Telemedicine & Digital Health (GS) é considerado o mais relevante evento de saúde digital, telemedicina e telessaúde da América Latina, realizado pela Associação Paulista de Medicina (APM), em parceria com o Transamerica Expo Center.

Em 2021, o evento só comprovou sua importância em meio a grandes profissionais e corporações de saúde e tecnologia. Pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia de Covid-19, o Global Summit foi realizado no formato virtual, 100% digital,  em uma plataforma totalmente customizada, que proporcionou aos mais de 2 mil participantes, de 18 países, de quatro continentes (África, América, Ásia e Europa)¸ e de 24 estados brasileiros, experiências virtuais únicas na seleção das palestras, painéis e conferências nacionais e internacionais e na interação das salas das apresentações.

Nos quatro dias da 3ª edição do evento, de 9 a 12 novembro, foram mais de 100 horas  de conteúdos exclusivos, promovendo o intercâmbio do conhecimento em telemedicina, telessaúde e saúde digital. Esses temas relevantes atraíram 36 marcas patrocinadoras, reunidas em um espaço virtual, dinâmico, onde apresentaram seus negócios, soluções e novidades para um setor em exponencial crescimento, além da oportunidade de fazer networking, algo fundamental para quem atua com novas tecnologias.

“Foram mais de 6.500 visitas virtuais nos estandes das áreas de negócios durante o GS 2021. Uma grande oportunidade para as empresas levarem suas marcas para um novo horizonte da saúde mundial, com a oportunidade do reconhecimento dos principais líderes do ecossistema da saúde digital”, destaca Flávia Queiroz, show manager do Transamerica.

A plataforma intuitiva, segundo Flávia, levou o Global Summit a realidade de um evento presencial para o virtual, possibilitando fácil acesso e navegação pelos maiores players da área de saúde digital, telemedicina e telessaúde, como marketplace, hub, softwares, prontuários médicos, soluções de telemedicina, sistemas de prescrições médicas digitais, soluções para gestão de relacionamento e cuidado ao paciente, entre outros investidores do Brasil, América do Sul e Europa.

“Cada patrocinador teve uma área de negócios totalmente customizada, com interação com o público durante todo o evento, proporcionando uma maior exposição da marca e por mais tempo”, ressalta a show manager.

Para Marina Santorso Belhaus, diretora médica da AstraZeneca do Brasil — empresa biofarmacêutica global, voltada para inovação, com foco principal na descoberta, desenvolvimento e na comercialização de medicamentos, que opera em mais de cem países —, que pela primeira vez participou do Global Summit, foi uma experiência muito enriquecedora.

Ela explica que o hub de inovação é uma prioridade na empresa e a construção da rede A.Catalyst — formada por mais de 20 centros de inovação distribuídos na Europa, Ásia, Oceania e Américas, de modo a unir o que cada um tem de melhor e unir forças para gerar ações inovadoras voltadas aos pacientes — veio para consolidar a importância das trocas entre diferentes países e realidades em prol da melhoria da jornada do paciente.

“Logo, participar de eventos como o Global Summit nos permite absorver e trocar com diferentes players, para aprimorar nosso conceito de inovação cada vez mais”, pontua a diretora, que salienta que na era da inovação, é impossível falar de saúde sem pensar em tecnologia. Por isso, a AstraZeneca mantém-se atenta às novas tendências do setor para aperfeiçoar ainda mais essa vertente.

“Estar em eventos deste porte, com convidados e conteúdo atual e relevante, é de suma importância, pois, como empresa global, buscamos nos antecipar em temas de pesquisa e desenvolvimento. Desta forma, com pioneirismo e inovação, conseguimos trazer as melhores soluções de saúde aos pacientes através de parcerias sustentáveis”, comenta Marina.

Também pela primeira vez no Global Summit, a Saúde iD destaca as discussões de alto nível, com speakers qualificados como ponto alto do evento.

“Foi uma experiência ótima. Para nós, é muito importante estar em um evento sobre telemedicina e saúde digital, pois é nosso core business”,  aponta a chief medical officer da Saúde iD, Ana Claudia Pinto, para quem o GS é altamente relevante, por trazer players e discussões qualificadas sobre o futuro da saúde digital.

Experiência enriquecedora

A BP — A Beneficência portuguesa de São Paulo, que pela segunda vez participou do Global Summit, relata que ambas as experiências foram enriquecedoras.

“Tivemos a oportunidade de estar em um ambiente de conexão incrível, com profissionais extremamente relevantes e isso fortalece ainda mais o ecossistema de inovação na saúde. Vejo que este evento consegue reunir uma base importante de conhecimento, colocando grandes especialistas, líderes e visionários para debater e construir a inovação no setor de saúde”, afirma Lílian Quintal Hoffmann, diretora-executiva de Tecnologia e Inovação da BP.

Ela argumenta que estar no Global Summit, é como estar em casa, falando do cotidiano da instituição. Além de ser o ser uma excelente oportunidade para apresentar e trocar experiências, com uma programação muito bem estruturada.

“Levamos ao evento todo o entusiasmo e espírito de colaboração da BP, apresentando o cuidado digital em um conceito mais amplo, o papel da tecnologia para um ecossistema em benefício do paciente e a importância da interoperabilidade. Compartilhamos nossas experiências de inovação, convidando todos os que estavam ali para um esforço conjunto nessa jornada de transformação da saúde”, comenta Lílian.

E por entender que a tecnologia veio para ficar e vai ganhar mais espaço no mercado de saúde, para a diretora-executiva, estar no Global Summit agrega muito.

“A saúde será cada vez mais digital, com processos mais integrados e de fácil acesso, e uma grande avenida de crescimento para todos. Na BP, buscamos estar sempre um passo à frente, aprimorando e oferecendo soluções para uma das mudanças mais perceptíveis no mercado da saúde: a busca pela prevenção. E o Global Summit faz o papel desse termômetro para o ecossistema de saúde entender e aprimorar os rumos desse cuidado digital, escalável a outras fronteiras”, destaca Lílian.

Pablo Utrera, CEO da DOC24, concorda com a executiva, e comenta que a experiência da última edição permitiu a conexão de novos lugares, com espaços que possibilitaram tornar visíveis, de forma mais dinâmica, a inovação da saúde digital, habilitando canais de contato mais próximos dos participantes e empresas. 

Para ele, os destaques da 3ª edição do Global Summit, foi a nova modalidade e formato de apresentação, com salas e temas vinculados às novas demandas e estandes virtuais, onde foram exibidas as empresas e suas soluções.

“A importância de participar deste evento permite fortalecer o setor, construindo um olhar coletivo, viabilizando tendência e resultados que geram maior impulso e fortalecem o ecossistema, impulsionando a transformação digital em toda a região. Como temos feito ano a ano, nossa participação no Global Summit nos permite fortalecer os laços com o setor, estabelecer espaços de networking para a construção de futuras alianças e oportunidades de negócios. Bem como apresentar nossas inovações em saúde digital”, ressalta Utrera.

A visão positiva do CEO deve-se ao fato do GS reunir as principais personalidades e empresas de todo o mundo na telemedicina.

“Desta forma, gera um espaço de networking e aprendizagem muito enriquecedor, onde podemos não apenas compartilhar a nossa contribuição e fazer negócios, mas, também, aprender e construir uma visão conjunta do futuro da saúde digital entre todos os atores que participam desse ecossistema”, pontua Utrera.

Alta relevância 

A experiência de um evento 100% digital foi muito positiva, na opinião de Renata Zobaran, diretora de Telemedicina e Saúde Digital da TopMed, que marcou presença no Global Summit mais vez.

Para ela, apesar da falta de contato presencial, que facilita muito o relacionamento e networking, a organização do evento foi impecável, trazendo temáticas importantes ao momento que o mercado atravessa, contribuindo muito para a evolução do setor.

“Acredito que o destaque do GS 2021 ficou por conta das inúmeras palestras nacionais e internacionais, que abordaram temas de alta relevância no momento atual da saúde digital, já com um olhar voltado ao pós-pandemia e as inúmeras possibilidades que ainda temos a explorar”, salienta Renata, frisando que estar no evento é de extrema importância para TopMed, por posicionar a marca junto ao maior encontro de saúde digital da América Latina.

“Estreitamos o networking com os demais players e pudemos entender também quais as novas tendências que o mercado de saúde digital pode oferecer. Além de ter agregado conhecimento técnico para nosso time de colaboradores que participou do Global Summit, deixando todos bem alinhados com o atual momento da saúde digital em nosso país e até mesmo no mundo, trazendo inclusive novas oportunidades de negócios já durante o evento”, revela a diretora.

Para o CEO da Iron, Jorge Ferro, estar no Global Summit foi uma ótima experiência por poder contribuir um pouco mais com o setor.

“Nossa missão é ajudar as pessoas a viverem melhor e com mais qualidade de vida, por isso queremos fortalecer cada vez mais nossa presença no mercado. Ter participado do Global Summit, nos relacionando, conquistando futuros clientes e apresentando quem é a Iron foi um enorme prazer. Estamos aqui para demonstrar como podemos ajudar nossos clientes a viver melhor. Por isso, eventos como esses são ótimos lugares para apresentar nossos serviços e novos projetos”, enfatiza Ferro.

Além de contribuir positivamente participando do evento e das palestras, o CEO relata que foi extremamente gratificante apresentar um pouco da experiência que a Iron adquiriu mundo afora.

“Foi uma troca muito prazerosa. O Global Summit é um evento que engloba os mais diversos debates sobre telemedicina e saúde digital. Este é o lugar onde a Iron precisar estar presente”, reforça Jorge Ferro.

Newsletter

Inscreva-se e acompanhe as novidades sobre o Global Summit Telemedicine & Digital Health e APM - Associação Paulista de Medicina.