Telemedicina, telepsicologia e tecnologia 5G estiveram em foco no terceiro dia do Global Summit

Artigo Telemedicina, telepsicologia e tecnologia 5G estiveram em foco no terceiro dia do Global Summit
Data:

11/11/2021

Palestrantes mostraram a importância do trabalho integrado, com regulamentações e segurança de dados para contribuir com a jornada do paciente e um atendimento de qualidade

Na tarde do terceiro dia do Global Summit Telemedicine & Digital Health, promovido virtualmente pela Associação Paulista de Medicina (APM), em parceria com o Transamerica Expo Center, marcas importantes do mercado de saúde apresentaram palestras muito valiosas nas salas 3 e 4.

No Painel Conexa, a aplicação das tecnologias na jornada de cuidado foi o tema da palestra de Guilherme Weigert, médico cardiologista e CEO e Co-founder da Conexa Saúde – player de saúde digital e a maior plataforma de telemedicina e telepsicologia da América Latina, e desenvolvedora software médicos e prontuário eletrônico. Para ele, a tecnologia pode transformar o setor, democratizar e melhorar a qualidade de saúde no Brasil, com alta resolutividade.

“Há muito falamos da necessidade do cuidado integrado de saúde, mas vemos muita dificuldade de ver isso na prática. Tem hospitais que fazem isso, mas com dificuldade de escala, vemos que o digital possibilita isso. Nos permite conectar um pronto atendimento com o virtual, com especialidades clínicas e outros tipos de cuidados e fazer o acompanhamento de diversos tipos de doença, inclusive no caso de Covid-19 e até doenças mentais”, explicou.

E Weigert finalizou, destacando que com as ferramentas, os resultados se perpetuam além do diagnóstico dos pacientes. “Esse não é o futuro da saúde. É o presente e é importante que os players do mercado trabalhem de maneira integrada, com regulamentações legais, parâmetros de qualidade e segurança no ecossistema de saúde digital, para um atendimento de qualidade”, concluiu.

Tecnologia na saúde mental

Saúde mental também esteve no centro das discussões do evento virtual e a speaker convidada para falar sobre o tema foi a médica Patricia Ramos Branco, Mental Health Manager da Teledoc Brasil. No painel “O futuro da Telepsicologia: Inovações e desafios na saúde mental on-line”, falou sobre como a tecnologia tem sido fundamental para a qualidade mental das sociedades.

A psicóloga apresentou um mapa atualizado da evolução da saúde mental 2021 no Brasil e destacou a importância de acelerar projetos inovadores para potencializar o processo terapêutico de forma integral e garantir cuidados e assistência de pacientes até mesmo em cenários adversos, como o da pandemia.

De acordo com o principal psiquiatra do Reino Unido, Adrian James, a crise de coronavírus representa a maior ameaça à saúde mental desde a Segunda Guerra Mundial, e o seu impacto será sentido por anos depois que o vírus foi controlado.

A Teladoc atende o paciente em sua saúde mental 360 graus, da baixa à alta complexidade. Desde promoção da saúde mental, passando por telepsiquiatria/médico de família até pronto atendimento psicológico.

Segundo pesquisa da empresa, 92% dos pacientes de saúde mental que passaram por consultas virtuais relataram pelo menos alguma melhora durante a pandemia, com mais de um terço relatando um “avanço”.

Tecnologia 5G

“Estamos tratando a saúde ou a doença?”, foi a pergunta que abriu a palestra “O poder da tecnologia para gerar poupança e melhores resultados de saúde”, conduzida pelo CEO da Knok Care, José Bastos.

De Portugal, o speaker deu ao público a oportunidade de conhecer melhor a companhia, destacando os investimentos em soluções e ferramentas que promovem saúde com eficácia e fazem da medicina uma alternativa para todos, com custo baixo e otimizando receitas das empresas de todo o mundo.

Durante o evento, o CEO mostrou falou também da confiança do setor no poder do 5G. “Com a tecnologia 5G teremos dados confiáveis e mais consistentes, o que vai potencializar o alcance da saúde. Nossa experiência adquirida até agora mostra que produtos inovadores entregam funcionalidades essenciais para melhorar a jornada de nossos pacientes”, destacou.

Newsletter

Inscreva-se e acompanhe as novidades sobre o Global Summit Telemedicine & Digital Health e APM - Associação Paulista de Medicina.